Agitação de fim-de-dia

Sundowning (Agitação de fim-de-dia)

Muitas pessoas que tem a doença de Alzheimer apresentam momentos em que seus sintomas pioram, geralmente quando a luz do dia se esvanece e a noite se aproxima. Esse fenômeno é chamado Sundowning. Pensa-se que Sundowning deriva de uma combinação de fatores como desorientação devido à falta de luz, fadiga natural e interrupções anormais no relógio corporal. Embora não haja cura, alguns medicamentos podem ajudar. Mudanças no estilo de vida também podem ser uma parte vital para a melhora do comportamento de agitação de fim de tarde. Abaixo estão algumas dicas que podem ajudá-lo e a seu familiar a lidar com este comportamento frequentemente frustrante do fim-de-dia:

1. Luz de Espectro Total: Fale com o médico sobre a obtenção de uma luz de espectro total, como o tipo usado para o transtorno afetivo sazonal (SAD). Estudos de revisão do National Institutes of Health demonstrarm que a exposição a luz na manhã leva a uma diminuição da agitação e confusão, melhor qualidade do sono e melhor funcionamento cognitivo para o paciente com doença de Alzheimer. Mesmo substituir simplesmente lâmpadas padrão com as luzes de espectrais completas pode ajudar. Além disso, ligue as lâmpadas de luz total antes que a luz natural diminua.

2. Níveis de socialização e de atividade: manter a pessoa com a doença de Alzheimer ativa pode contribuir para uma vida mais satisfatória. Clínicas ou centros de “Day Care” podem ser úteis pois as atividades incentivam os pacientes a permanecerem ocupados assim como a se socializar com outros idosos. Desde que algumas pessoas que sofrem do Sundowning sentem-se ansiosas sobre algo que sentem que devem realizar, sair do Day Care pode ajudá-los a sentir-se satisfeitos – como quando voltavam para casa após o trabalho. Em casa, envolver o seu idoso em atividades domésticas, como dobrar roupas ou atividades simples de cozinha, pode oferecer a alguns a mesma satisfação.

3. Evite cafeína, especialmente após o meio-dia: Isso pode parecer óbvio, mas muitas bebidas, como refrigerantes e chocolate quente contêm cafeína. Tente substituir por produtos descafeinados.

4. Desencorage cochilos em excesso: Novamente, Day Care ou outras atividades podem ajudar a prevenir cochilos. É natural para qualquer um que dormiu muito durante o dia fique acordado à noite. Adicionalmente, é comum que o idoso acorde confuso e desorientado após um cochilo no período da tarde.

5. Cuide da dor. Pessoas com Alzheimer muitas vezes não podem relatar quando sentem dor. É necessário trabalhar em estreita colaboração com o médico para identificar e tratar a dor.

6. Oferecer refeições e lanches freqüentes: As pessoas mais velhas muitas vezes não digerem grandes refeições tão eficientemente quanto os jovens, assim refeições leves podem facilitar a digestão e evitar a fome. Se o seu idoso vagueia à noite, oferecer um lanche pode ajudá-lo a voltar para a cama.

7. Controlar o estresse: Manter os dias livres de estresse é útil, no entanto, com o aproximar da noite, é muito importante se eliminar situações estressantes. Em uma família ocupada, ou mesmo em uma casa de repouso cheia, o tempo da refeição pode tornar-se ruidoso e perturbador para alguém com Alzheimer. Faça o que puder para manter este tempo tão calmo e sereno quanto possível.

8. Desenvolver e seguir rotinas: A maioria das pessoas com Alzheimer e muitas outras demências sentem-se confortadas com rotinas. Enquanto o tédio é algo que deve-se evitar, ter uma rotina é muito importante.

9. Música: Observe o seu idoso para ver como ele ou ela responde a certos tipos de música. Enquanto um som agitado pode ser uma maneira maravilhosa de se energizar durante a tarde, talvez alguma música instrumental suave seja uma escolha melhor a medida que o dia chega ao fim. Música de harpa é conhecida por ser particularmente relaxante para idosos e pessoas com graves deficiências cognitivas.

10. Olhe para gatilhos pessoais: Nós temos individualidades, então o que funciona bem com uma pessoa que tem Alzheimer pode não funcionar tão bem com outra. Alguns dias são melhores do que outros para todos nós. Não há nenhuma razão para que com as pessoas com doença de Alzheimer seja diferente e com o tempo você pode identificar um padrão. Tomar notas pode ajudar a esclarecer essas áreas problemáticas e este conhecimento pode ajudá-lo a determinar se a música é calmante ou estimulante ou luz adicional tem um efeito positivo à noite ou simplesmente torna o seu idoso mais ansioso. Preste atenção a gatilhos pessoais que podem desencadear uma noite ruim e tente eliminar o que você pode.

Observação: esse texto é uma tradução livre de:

http://www.healthcentral.com/alzheimers/c/62/166269/10-tips-alzheimer-sundowning

By Carol Bradley Bursack

Sources:

National Institutes of Health (2011, November 4) retrieved from https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3246134/

Alzheimer’s Caregiving Tips: Retrieved from http://www.nia.nih.gov/sites/default/files/alzheimers_caregiving_tips_sundowning.pdf

© 2016 Remedy Health Media, LLC